terça-feira, 21 de junho de 2011

POLUIÇÃO VISUAL




A publicidade visual, sempre de forma inocente, é uma atividade que vem sendo considerada a mais
nova ação humana que causa impactos ambientais no centro urbano. Essa atividade produz a
chamada poluição visual, ou seja, é potencialmente poluente, pois causa danos à saúde da
população e provoca vicissitudes ao ambiente das cidades.


A Implacável Poluição Visual - http://www.youtube.com/watch?v=ApeDUajFTp8


É possível minimizar o problema?

Ao nos comunicarmos verbalmente, se tentarmos falar tudo o que desejamos de uma só vez, ou acabamos engasgados ou temos que repetir tudo várias vezes e com calma, para que possamos ser claramente compreendidos por quem nos ouve.

Algumas cidades já estão se mobilizando contra a poluição visual.Vejam ações realizada em Belém do Pará.

Na comunicação visual acontece exatamente a mesma coisa. Se formos com muita sede ao pote, podemos levar uma rasteira. A hora é esta, declare guerra à poluição visual utilizando estas 6 regras simples, porém letais para se fazer entender na hora de se comunicar com seu público e, principalmente, sem ferir o meio-ambiente:

6 Regras para Atacar a Poluição Visual

1. SAIBA ESCOLHER: Não queira dizer tudo, a todo mundo a toda hora. Lembre-se de que a quantidade de cartazes, banners ou posters deve ser usada com muito cuidado em uma loja. Caso contrário, só ajudarão a poluir visualmente, em vez de comunicar algo de novo e imperdível.

2. SAIBA DIZER ADEUS. Sua loja não é um museu. Ande por ela e veja se não existem cartazes e informações que já caducaram, seja pelo tema, data ou mesmo pelo próprio estado físico do material.

3. SAIBA DECIDIR. É necessário adicionar mais um cartaz à parede, aumentando ainda mais o tumulto, ou o melhor é juntar mais informações em apenas um ou no máximo dois cartazes, de preferência, maiores e bem-feitos? A decisão é sua.

4. SEJA CLARO. É preciso ter clareza e objetividade para que se obtenha a atenção, a compreensão e a memorização do público. Da mesma maneira que devemos falar de forma clara e pausada, na comunicação visual devemos ser mais sintéticos. Um cartaz, por exemplo, para que seja eficaz, deve ter informações básicas, distribuídas em diferentes camadas de visualização, para que sejam absorvidas em diferentes níveis.

5. TRABALHE COM LIMPEZA. Muitos lojistas confundem as coisas e, por terem seu foco em um público de baixo poder aquisitivo, acreditam que podem transformar o ambiente de vendas em um quarto de despejo, com cartazes rasgados, sujos e pessimamente escritos. Lembre-se de que as pessoas, independentemente de suas classes sociais, apreciam as coisas bem-feitas e sentem-se respeitadas por isso.

6. CONSIGA MAIS COM MENOS. É muito mais fácil sentir a força de um aviso ou anúncio fixado em uma parede quando ele está sozinho, destacado pela sua própria presença, do que sendo mais um no meio de dezenas. Algo como procurar uma agulha no palheiro. A simples repetição não garante uma boa comunicação, apenas a confusão geral. Lindos banners pendurados desajeitadamente em colunas ou uma loja maravilhosa que vê seu visual comprometido pela profusão de cartazes espalhados por ela, são exemplos de que é preciso pensar antes de sair batendo com o martelo pelas paredes.

Apesar de simples, essas seis regras garantem uma loja clara, vendedora, limpa e principalmente, em sintonia com sua identidade visual. Elas são simples, mas não são óbvias. Existem muitas marcas boas que investem verdadeiras fortunas em mídia para vender uma imagem, que é distorcida, quando se vê pelo interior das lojas, papéis escritos de qualquer jeito, com caneta hidrográfica, por alguém da equipe de vendas, colados nas paredes com fita adesiva, dizendo: "Conforme anunciado". Lembre-se: Poluição visual não vende nada, só confunde.

Fonte: Datamake

2 comentários:

  1. Oi, amigos!
    Nós temos visto conforme fotos, vídeos e,na verdade se olharmos pra dentro de nossas casas, vamos ver que nós temos algumas ações negativas mas, o importante é procurar soluções para esses problemas já dentro de nossas casas que servirão como exemplo para amigos e, estes vão passar à diante. Assim como na escola, começar a encontrar junto dos alunos os erros e, junto deles procurar a melhor resposta, isso vai atingir a comunidade de alguma forma e a conscientização será dinâmica com resultados maravilhosos.
    Abç a todos
    Jucimere

    ResponderExcluir
  2. Como consegue postar mais coisas no seu blog ?

    n consigo postar no meu blog

    ResponderExcluir