segunda-feira, 27 de junho de 2011

Atividade educativa baseada em metodologias ativas (Problematização)

Aula teórico/prática.

Grupo de 5 alunos

Materiais utilizados:
  • Caneta
  • Papel
  • Máquina fotográfica
  • Computador da escola ou professor (de acordo com a realidade da escola)
Inicialmente os alunos irão assistir uma apresentação e uma breve explicação do conceito sobre poluição das águas. Ou seja, tudo o que é lançado no ambiente atravessa toda a biosfera através do ciclo da água e, sendo afetada, transporta para todo ecossistema substâncias lançadas no ambiente pelos seres humanos como: fezes, urina, resíduos tóxicos industriais, mercúrio, inseticidas...O problema está no excesso de diferentes poluentes que são produzidos diariamente. Para completar a visualização dos alunos faria uma comparação entre um rio limpo e um rio poluído de diversas formas com os tipos de seres que vão habitar aquela água suja.  pt.wikipedia.org/wiki/Poluição_da_água

Logo, iremos à aula prática, os grupos serão divididos, eles deverão fotografar o que acontece ao redor desta que acham que pode está interferindo no meio ambiente causando o efeito estufa. Ao chegarmos à sala de aula iremos ver o material dos alunos abrindo um debate com estes porque aquelas fotos foram escolhidas. serão apresentadas algumas sugestões para melhoria do meio ambiente, com o tópico: “Água e a saúde da sociedade”.Responder as questões:Qual o destino do lixo coletado nos bairros, e nas beiras dos rios? O que a prefeitura está fazendo na questão da limpeza de bueiros e limpeza da cidade e dos bairros?.

Algumas informações a serem levadas aos alunos:


1) Tipos de organismos que  vivem nas águas, como bactérias, levando em consideração que todo ser vivo é importante, mas o excesso pode causar danos, reduzindo o oxigênio e, sendo lenta a reposição de oxigênio peixes e moluscos por exemplo podem morrer.


2) Sobre o esgoto domiciliar, como acontece a coleta desse poluente nas residências próximas à beira dos rios. A quantidade de matéria orgânica lançada diretamente nas águas vem aumentando, causando a eutrofização.


3) Explicar a eutrofização e suas conseqüências.

Na próxima aula para fechar o assunto, os alunos deverão apresentar os trabalhos  em slides.

Durante a apresentação dos grupos, estes terão que relacionar a foto exibida no slide ao problema do aquecimento. Por exemplo, uma foto de um rio com a cor modificada devido ao aumento de algas,e como pode dificultar a entrada de luz no fundo o que causa a morte dos seres que ali habitam. Explicar que a decomposição da matéria orgânica por microrganismos aeróbicos consome o oxigênio da água provocando a morte de animais.Seria necessário o aluno saber como a água torna-se imprestável para o consumo humano e para a sobrevivência de outros seres humanos. Deixaríamos os alunos bem à-vontade para responderem as perguntas e elaborarem seus questionamentos e alternativas para a minimização dos problemas.

E para finalizar motivaríamos os alunos a falarem sobre o tema com seus familiares e amigos, ampliando a capacidade dos alunos de absorção do tema estudado, após a teorização, e conseqüente aplicação do conhecimento adquirido.

Importante também, que se faça uma avaliação escrita para registrar o aprendizado.

Isso tudo é importante e pode ser trabalhado a interdisciplinaridade, ou seja, esse assunto pode abranger outras disciplinas, como geografia, história,química, física, com seus ricos conteúdos.

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